Os pedidos de novas ligações de água e esgoto deverão ser solicitados diretamente na sede da Autarquia. Na oportunidade o proprietário, ou procurador, deverá apresentar documentos pessoais, matrícula ou escritura da propriedade e numeração do imóvel (fornecido pela Prefeitura Municipal).
O prazo médio é de 15 dias para novas ligações.
O prazo máximo para religamento é de 2 dias úteis.
Basta acessar o link: www.saaeb.com.br/alterar-dados
Basta nos informar clicando no link: www.saaeb.com.br/vazamento-de-agua-e-esgoto, ou nos avisando pelo telefone ou Whatsapp: (17) 3321-5300.
Não! O fato da água, em alguns locais da cidade e em determinados horários, sair “branca” da torneira se deve ao “ar dissolvido”. Isto ocorre quando há quebra de redes e entrada de ar nas tubulações que, sem local para sair, é dissolvido na água pela pressão que esta exerce. São estas bolhas que dão a impressão da água estar “branca”. Basta deixar uns instantes a água parada que as bolhas desaparecerão e a impressão dela estar “branca” desaparecerá.
São vários os fatores de a água ficar turva, com cor amarelada ou barrenta. O mais comum é quando ocorre quebra de redes que, quando consertadas, podem ter entrada de terra nas tubulações. Outro fator se deve ao desprendimento de carbonatos das paredes das redes antigas de água que, quando rompem, são conduzidos pela água com a tonalidade turva. Neste caso, é adicionado ortopolifosfato à água fornecida que “adere” novamente estes carbonados à rede de água.
Basta acessar o link: www.icolibra.com.br/servweb/agencia/#empresa/0056
Basta acessar o link: www.icolibra.com.br/servweb/agencia/#empresa/0056
Basta efetuar a leitura de seu hidrômetro e comparar com a registrada em sua conta de água.
Na sede do SAAEB o horário é de segunda a sexta-feira das 08h às 14h.
Já no Poupatempo, o horário é de segunda à sexta-feira das 08h às 17h, e aos sábados das 08h às 12h.
O SAAEB está de plantão 24h todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O telefone é: (17) 3321-5300.
Basta ligar no SAAE no 3321-5300 (Plantão 24h), ou nos informar pelo WhatsApp: (17) 3321-5300 no horário comercial.
- 02 Estações de Captação de Água superficial: Córrego Pitangueiras e Córrego Aleixo;
- 02 Estações de Tratamento de Água (ETA): Pereira e Baroni;
- 07 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs): Barretos II (ETE I), Dama (ETE II), Fazenda Buração (ETE III), Estrada da Vendinha (ETE IV), Distrito Industrial (ETE V), Alberto Moreira (ETE VI) e Ibitú (ETE VII);
- 20 Reservatórios de água com capacidade total de 17.790.000 litros;
- 03 Poços profundos do Aquífero Guarani (Dom Bosco, Comitivas e Rod. Assis Chateaubriand);
Nas águas de captação superficial são acrescentados cal, policloreto de alumínio, sulfato férrico, cloro e flúor.
Nas águas de captação subterrânea são acrescentados cloro e flúor.
A existência de vazamento é facilmente percebida através do hidrômetro. Não havendo consumo no imóvel, o hidrômetro deve permanecer parado. Caso esteja funcionando, está ocorrendo passagem de água para aparelho medidor, indicando a existência de vazamento.
A primeira providência é ir até o hidrômetro e anotar a leitura, comparando-a com a existente no talão de água. Caso esteja muito superior àquela registrada na fatura de água pode ser vazamento.
A interrupção do fornecimento de água poderá ocorrer decorridos 30 dias da data de vencimento da fatura, antecedida de aviso.
a) Para alterar o nome do Cliente Usuário / Inquilino (Corresponsável) é necessário apresentar CPF e RG, ou outro documento oficial com foto como: CNH, passaporte, Reservista e Carteira de Trabalho; e o contrato de locação
b) Para trocar o nome do Cliente Proprietário é preciso apresentar o registro da Matrícula do Cartório de Registro de Imóveis; CPF e RG, ou outro documento oficial com foto como: CNH, passaporte, Reservista e Carteira de Trabalho; e a Matrícula (Escritura) atualizada
O ponteiro do hidrômetro somente gira com a passagem da água. Caso moradores não estejam consumindo, ele informa a existência de vazamento de água.
Na fatura seguinte há a devolução, em forma de crédito, do valor pago em duplicidade.
Basta nos informar pelo telefone (17) 3321-5300. Trabalhamos 24h!
Basta solicitar ao banco em que tenha conta para que inclua pagamento da fatura de água em débito automático. Várias instituições bancárias possuem esta opção em seus aplicativos.
Sim, basta solicitar ao banco em que tenha conta para que exclua lançamento da fatura de água do débito automático. Várias instituições bancárias possuem esta opção em seus aplicativos.
Poderá estar efetuando parcelamento diretamente no aplicativo do SAAEB, ou na sede da Autarquia.
As faturas de água são emitidas com períodos regulares de 30 dias aproximadamente.
A matriz tarifária é definida pelo poder executivo através de Decreto.
Para cálculo do consumo deve-se subtrair da leitura atual, a leitura registrada no mês anterior.
Nestes casos, o usuário deve solicitar ao SAAE para que envie equipe ao local para troca do vedante do registro. Assim, poderá fechar o registro impedindo a entrada de água no imóvel. O funcionamento do ponteiro do hidrômetro indica passagem de água.
Sim, porque o hidrômetro anterior não estava registrando corretamente.
Sim, dentro do previsto na Lei nº 3.172, de 05 de novembro de 1997, e suas regulamentações posteriores.
Sim. É obrigatória a ligação dos imóveis às redes coletoras de esgotos, conforme Lei Federal nº 11.445 de 05 de janeiro de 2007.
Sim. A água fornecida pelo SAAE é tratada e contém cloro que garante a potabilidade e qualidade.
Até a data/prazo prevista(o) na notificação.
O SAAE procura religar a água no mesmo dia, no período da tarde. Porém, o prazo legal é de até 2 dias úteis.
Hidrômetros são trocados depois de 5 anos de uso, bem como quando apresentam alguma avaria.
Não. O abastecimento se dará através de uma única ligação de água por terreno.
Não. A pressão, que deve ser garantida entre 10 e 40 mca, indica a capacidade da água alcançar o reservatório do imóvel.
Não. Os níveis de cloro permitidos são definidos pela Portaria da Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Ela recomenda que a água fornecida contenha um teor mínimo de 0,5 miligramas por litro (mg/L) e máximo de 2 mg/L de cloro residual livre. O SAAE atende plenamente os níveis definidos.
O cloro permanece na água de abastecimento enquanto esta permanecer na rede de distribuição. O Cloro evapora quando a água sai da tubulação e é utilizada do imóvel.