NOTÍCIAS

Semana da Água: Cerca de 160 estudantes participam do primeiro dia da Expedição Ambiental em Barretos

Crianças das escolas municipais Christiano Carvalho e Ivone Junqueira mergulham na atividade realizada pelo SAAE Barretos para aprender sobre o uso consciente da água

 

Nesta segunda-feira (18), primeiro dia da Semana Municipal de Conscientização e Educação sobre o Uso Racional da Água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) acolheu aproximadamente 160 estudantes do 3º ano das escolas municipais Christiano Carvalho e Ivone Junqueira na Estação de Tratamento de Água ETA Pereira. A "Expedição Ambiental", que acontece até sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, visa sensibilizar as crianças, e por consequência seus responsáveis, sobre a importância do consumo consciente de água e a preservação dos recursos hídricos.

Os estudantes visitaram estações dentro da ETA Pereira:

Primeiro, as crianças foram acolhidas por Hidroman, Hidrogirl e Tebinho na Estação 1, onde foram introduzidas na vivência da atividade, destacando a importância de não descartar lixo, como papéis de bala, pela janela de veículos. Eles explicaram como os resíduos podem causar entupimentos e poluir rios e córregos, afetando a vida aquática e terrestre.

A segunda estação proporciona uma experiência lúdica e educativa no fundo de um córrego onde a sereia Iara, quase sem vida devido à falta de oxigênio por acumulação de resíduos, é o tema central. Os estudantes são incentivados a removerem os resíduos, aprendendo sobre a importância da reciclagem e da conservação dos recursos hídricos.

A Estação 3, com Ducha Maria e o Chuveiro da Silva, os estudantes visualizaram a quantidade de litros de água que são utilizadas em casa ao escovar os dentes, darem descarga no vaso sanitário, lavar roupa com máquinas, e lavar louças com a exposição de litros de água em garrafas PET de 2 litros.

O Zé Torneira, na Estação 4, ensinou sobre a captação de água superficial do córrego Pitangueiras, o processo de tratamento na ETA e como a água de qualidade chega às residências.

"Foi gratificante ver as crianças tão animadas em um ambiente lúdico, onde a educação e a comunicação se unem para tratar do uso racional e da proteção dos recursos hídricos ", disse Marcelo Borges, superintendente do SAAEB, ao expressar sua satisfação.

Este evento não apenas educa sobre a importância da água e seu uso consciente, mas também inspira ações sustentáveis nas famílias das crianças, promovendo a conservação deste recurso vital para as futuras gerações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e da Polícia Militar Ambiental, além do apoio cultural da Concessionária de Rodovias TEBE, Shalom Engenharia e Construções, e da Associação dos Funcionários do SAAEB (AFSAAEB).

 

SAAE Barretos – 18 de março de 2024

Assessoria de Imprensa

Pular para o conteúdo