NOTÍCIAS

SAAE Barretos inicia nesta segunda-feira a “Expedição Ambiental” para celebrar a Semana de Conscientização do uso da Água

Estação 4 – Fundo do córrego com resíduos onde habita a sereia Iara que sofre com a falta de oxigênio por conta de resíduos

 

Nesta segunda-feira, dia 18, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) dá início à atividade "Expedição Ambiental" na Estação de Tratamento de Água ETA Pereira, marcando o começo da Semana Municipal de Conscientização e Educação sobre o Uso Racional da Água, que ocorrerá até o dia 22, Dia Mundial da Água, em conformidade com a Lei Nº 81/2021. Este evento é uma realização conjunta com a Secretaria Municipal de Educação, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, a parceria com a Polícia Militar Ambiental e o apoio cultural da Concessionária de Rodovias TEBE, Shalom Engenharia e Construções e a Associação dos Funcionários do SAAEB (AFSAAEB).

A "Expedição Ambiental" é uma das ações do projeto de educação ambiental "Super Conscientes", da autarquia, e vai impactar cerca de mil estudantes do 3º ano do ensino fundamental da rede municipal. Os alunos participarão de estações lúdicas que visam despertar a conscientização ambiental, focando especialmente no uso racional da água.

A proposta é que cada estudante se torne um super-herói ou super-heroína do meio ambiente em suas casas, incentivando a adoção de práticas simples que reduzem o impacto ambiental, como tomar banhos mais rápidos e reutilizar a água da máquina de lavar para limpeza de quintais e calçadas.

No Dia Mundial da Água, além da "Expedição Ambiental", duas turmas que visitarem a ETA Pereira participarão do "Plantar Água", outra ação do projeto "Super Conscientes". Esta atividade consistirá no plantio de mudas de árvores nativas nas margens do córrego Pitangueiras, especialmente no local recentemente desassoreado para melhorar o fluxo de água que abastece mais da metade da população de Barretos. Neste dia, as crianças terão a participação especial da prefeita Paula Lemos.

As atividades na ETA Pereira serão dinamizadas por personagens como Hidroman, Hidrogirl, Ducha Maria, Chuveiro da Silva, Zé Torneira, sereia Iara e Tebinho, que ajudarão a enriquecer a experiência educativa.

"Esta atividade, em parceria com instituições comprometidas e apoiadores culturais, é fundamental para fortalecer a consciência ambiental em nossa Estância Turística. Através da 'Expedição Ambiental' e outras iniciativas do projeto 'Super Conscientes', buscamos inspirar não apenas nossos estudantes, mas toda a comunidade, a adotar práticas que preservem nosso recurso mais valioso: a água", destaca o superintendente Marcelo Borges.

 

SAAE Barretos – 17 de março de 2024

Assessoria de Imprensa

Pular para o conteúdo