NOTÍCIAS

Cerca de mil alunos ‘mergulham’ na preservação da água com o SAAE Barretos

Atividades educativas e lúdicas marcam a Semana da Água e reforçam a conscientização ambiental por ocasião do Dia da Água criado pela ONU em 1992

 

Em conformidade com a Lei Nº 81/2021, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB), finaliza nesta sexta-feira, dia 22, a atividade ‘Expedição Ambiental’ na Estação de Tratamento de Água ETA Pereira, que celebra a Semana Municipal de Conscientização e Educação sobre o Uso Racional da Água.

A atividade de educação ambiental é realizada pela autarquia desde a segunda-feira. Na ETA, estudantes do 3º ano do ensino fundamental recebem orientações e informações sobre o uso do recurso hídrico de forma responsável por meio de ações lúdicas com personagens que animam essas atividades. Até amanhã, cerca de mil alunos participarão da celebração lúdica da água.

O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de março de 1992, com a divulgação da Declaração Universal dos Direitos da Água. Este documento é composto por 10 artigos com sugestões que têm o objetivo de despertar a consciência ecológica para essa questão.

“No primeiro artigo, a Declaração Universal dos Direitos da Água afirma que ‘a água faz parte do patrimônio do planeta’. Aqui em Barretos, a Prefeitura, por meio do SAAEB, tem trabalhado para atender a população com mais qualidade e eficiência. Todos sabem dos problemas que existem há muitos anos, e que não se tem medido esforços para que esse bem tão precioso, que é a água, chegue às residências dos barretenses da melhor maneira possível. Mesmo com as limitações financeiras, nossas equipes trabalham com dedicação e responsabilidade para manter o abastecimento do município”, destaca o superintendente Marcelo Borges.

A prefeita Paula Lemos participará da atividade ‘Plantar Água’ com uma das turmas que participarão da ‘Expedição Ambiental’ na Estação de Tratamento de Água ETA Pereira, nesta sexta-feira, dia 22, Dia Mundial da Água, a partir das 14h, no local onde foi feito o desassoreamento do córrego Pitangueiras, próximo à estação de captação de água. O desassoreamento foi realizado pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, pelo Programa Rios Vivos, em parceria com a Prefeitura de Barretos por meio do SAAEB.

A ‘Expedição Ambiental’ é realizada com a Secretaria Municipal de Educação, o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, a parceria com a Polícia Militar Ambiental e o apoio cultural da Concessionária de Rodovias TEBE, Shalom Engenharia e Construções e a Associação dos Funcionários do SAAEB (AFSAAEB).

 

SAAE Barretos – 21 de março de 2024

Assessoria de Imprensa

Pular para o conteúdo