NOTÍCIAS

SAAE Barretos dá início às obras da rua C15 neste sábado (26)

Neste sábado (26), o SAAE Barretos dá início à substituição do emissário de esgoto e nova rede coletora de esgoto na Rua C15 entre as avenidas C1 e avenida 27, no bairro Christiano Carvalho. Serão 150 metros de emissários trocados.

A rede é muito antiga, com cerca de 30 anos, e pela rua C15 passa o esgoto dos bairros Hussein Genha e Santana além de os ramais das residências desta rua serem ligadas no mesmo emissário, coisa que não deveria ter sido feito.

“Jamais deveria ter sido feita a obra interligando os ramais das casas dessa rua com o interceptor que vem dos bairros Hussein Genha e Santana. É uma rede de barro e não aguenta quando chove porque muitos moradores têm as residências com descarte incorreto da água pluvial, jogando diretamente no esgoto aumentando a vazão na rede, que não suporta e acaba entupindo, e sendo de barro ela vaza levando a terra e, por consequência, ocasiona o afundamento do asfalto. E para piorar a rede de esgoto está a 6 metros de profundidade”, explica o engenheiro civil do SAAE, Douglas São Tiago.

Primeiro será preciso fazer o desvio provisório da rede de esgoto para diminuir o volume que passa pela C15. Ao invés de seguirem até a Estação de Tratamento de Esgoto 3 (ETE 3), próxima à Fazenda Buracão, o esgoto do Hussein Genha e Santana passará provisoriamente a ser recebidos e tratado na ETE 1, no bairro Zequinha Amendola.

Depois, com os equipamentos adequados para segurança dos servidores e também dos moradores, será feita a sucção do esgoto seguindo a obra que vai contar uma rede paralela superficial, com cerca de 1,5 metros de profundidade, para receber o esgoto apenas dos moradores da rua, e a substituição da rede de esgoto interceptora.

No final da tarde de sexta-feira (25), a superintende interina Graça Lemos, acompanhada dos engenheiros civis e do vereador e presidente da câmara Paulo Correia, se reuniu com moradores daquela localidade para explicar a situação e os procedimentos que serão realizados.

“A obra é complexa e as condições meteorológicas podem não nos ajudar neste momento. Ainda assim iremos fazer tudo o que for possível para finalizar a obra o quanto antes”, pontua o engenheiro civil Marcelo Borges.

“Colhemos hoje a falta de planejamento que eram necessários serem feitos no passado. E em nenhum momento dissemos que não havia dinheiro para ser feita essa obra, porque isso é prioridade. Apesar de que no SAAE tudo é prioridade. É como um hospital onde tudo é importante. E no SAAE tudo é importante, porque é a vida de vocês. E aqui esse problema vai ser resolvido definitivamente, e o mais rápido possível”, disse Graça.

 

 

SAAE Barretos - 26 de novembro de 2022

Assessoria de Imprensa

 

Pular para o conteúdo