Notícias

SAAE e Vigilância Sanitária realizam testes para monitoramento da qualidade da água no município

A Vigilância Sanitária de Barretos realiza através de sua equipe técnica, mensalmente coletas de amostras de água para serem enviadas para análise no Instituto Adolf Lutz, na cidade de Ribeirão Preto.  

O objetivo é garantir que a água que chega até o munícipe para o consumo esteja de acordo com o controle da Vigilância, previsto por legislação. Seguindo normas específicas e atendendo parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos. Prevenindo assim a ação de doenças. As coletas são feitas em pontos estratégicos da rede de distribuição e locais mais distantes. 

O secretário municipal de Saúde, Alexander Stafy Franco, declara que as ações de monitoramento e avaliação é uma forma de garantir à população o acesso a uma água com qualidade, compatível com o padrão de potabilidade, para a promoção da saúde. Diariamente as equipes do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos realizam análises na rede distribuidora de água, onde o objetivo também é garantir e atestar a qualidade da água que chega para o consumo.  

Mensalmente são realizadas aproximadamente 8.900 análises de cor, turbidez, microbiológicas, flúor, cloro e ferro. Na água bruta que é a captada nas estações são realizadas de hora em hora análises de cor, turbidez, PH, alcalinidade, dureza e ferro entre outras totalizando por volta de 5.400 análises ao longo do mês. 

“Tudo isso para garantir que a água de Barretos continue sendo uma das melhores do Estado. Este é um controle independente realizado pelo SAAE que também é fiscalizado pela Vigilância Sanitária que realiza coletas e análises independentes para verificar a qualidade da água fornecida para a população”, explica o superintendente da autarquia, Silvio Brito.



SAAEB - Todos os direitos reservados. ©2017 - Desenvolvido pela Williarts Internet