NOTÍCIAS

SAAE Barretos segue métodos de análise internacional de potabilidade da água

Análises são feitas diariamente

 

Os parâmetros usados pela SAAE Barretos para deixar a água potável seguem métodos analíticos rigorosos do Standard Method for the Examination of Water and Wastewater, dos Estados unidos, sendo os mesmos realizados mundialmente.

São realizados, atualmente, cerca de 11.700 análises mensais entre físico-química e microbiológica. O objetivo é determinar se a água fornecida aos clientes está dentro da potabilidade em acordo com a Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de setembro de 2017, do Ministério da saúde.

Segundo Denisie Maria Ramiro da Silva Jimenez, química responsável pelos sistemas de tratamento do SAAEB, as coletas são realizadas diariamente em residências (cavalete) dos clientes de forma aleatória e controladas 24h desde a saída do tratamento. “É importante ressaltar que o sistema de abastecimento do SAAE é monitorado também pela Vigilância Sanitária mensalmente, e que as amostras coletadas são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para análise”, disse.

O SAAEB tem ainda a contratação por meios legais de um laboratório acreditado pela coordenação geral do Inmetro que possui habilitação pela Anvisa na REBLAS (Rede Brasileira de Laboratório Analíticos em Saúde).

“O compromisso do SAAEB é o mesmo de todo o nosso governo, cuidar das pessoas zelando e proporcionando qualidade vida e bem-estar. Nos dedicamos a fazer o melhor com o nosso coração colocado em cada ação”, disse a Prefeita Paula Lemos.

Pular para o conteúdo